Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maternidades. ARS Lisboa admite que “poderão existir limitações em algumas" urgências

20 jun, 2022 - 15:47 • Ricardo Vieira

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo refere que “alguns hospitais, num determinado período do dia, poderão ativar o desvio de CODU/INEM", mas as urgências de obstetrícia continuaram abertas às grávidas que se desloquem pelos seus próprios meios.

A+ / A-

As maternidades de Lisboa e Vale do Tejo estão esta segunda-feira a funcionar normalmente, mas “poderão existir limitações em algumas unidades hospitalares”, adianta a Administração Regional de Saúde.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) refere, em comunicado, que “alguns hospitais, num determinado período do dia, poderão ativar o desvio de CODU/INEM, um mecanismo utilizado há anos na gestão da procura pelo SNS”.

Durante períodos em que ocorram “limitações” os hospitais mantêm a urgência a funcionar a grávidas que se desloquem pelos seus próprios meios, mas as ambulâncias serão desviadas para outras unidades.

“Os hospitais que, por períodos transitórios, acionam o desvio de CODU mantêm a urgência externa a funcionar, dando resposta a quem lá se dirigir pelos seus meios. Neste caso, as grávidas transportadas pelo CODU/INEM serão encaminhadas para outras unidades da Região, as quais assegurarão a resposta e o funcionamento em rede”, sublinha o comunicado.

A ARSLVT adianta que os hospitais da região e o CODU/INEM “mantêm estreita articulação para garantir o normal funcionamento das urgências das maternidades da Região, com toda a segurança”.

Caso haja necessidade de encaminhar utentes, “as equipas hospitalares articulam com o CODU/INEM, no sentido de identificar a unidade que naquele momento tem melhor capacidade de resposta”.

A ARSLVT “apela à compreensão dos utentes, lamentando, desde já, os constrangimentos que, apesar de todos os meios disponibilizados, não foi possível ultrapassar” e agradece o esforço dos profissionais de saúde.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+