Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Portugal é líder mundial de novos casos há 40 dias

20 jun, 2022 - 12:29 • Diogo Camilo

País deixou de ser o líder em mortalidade, mas tem mais do dobro dos casos por milhão de habitantes de França e Alemanha, os outros países europeus com mais casos.

A+ / A-

Portugal continua o país com mais novos casos de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes nos últimos sete dias em todo o mundo, passando agora a ser o segundo no que diz respeito a vítimas mortais da pandemia.

Segundo o "site" estatístico Our World in Data, os casos registados por Portugal desceram de 1.663 por milhão de habitantes desde o início de junho para 1.091 segundo os dados mais recentes da DGS.

Por comparação, os países europeus com maior número de casos são a França (493 novos casos por milhão de habitantes nos últimos sete dias) e a Alemanha (480), menos de metade dos casos por população registados em Portugal.

A nível mundial, considerando os países e territórios com mais de um milhão de habitantes, Portugal tem mesmo o maior número de casos por milhão de habitantes, seguido de Austrália (739), Nova Zelândia (684) e Bahrain (570), sendo líder neste indicador desde 13 de maio - há já 40 dias.

No que toca às novas mortes diárias atribuídas à covid-19, Portugal mantém a maior da União Europeia, com 25,4 óbitos por milhão de habitantes nos últimos sete dias, praticamente igual à média de 25,2 de há duas semanas, seguida da Finlândia, com 10,3, a Estónia com 9,1 e da Espanha, com 8 mortes por milhão de habitantes.

No entanto, em termos mundiais e olhando apenas para países com mais de um milhão de habitantes, Omã tem a maior média diária de novas mortes atribuídas à covid-19 (70,5 mortes por milhão de habitantes), tendo registado uma atualização de mortes por covid-19, com 368 óbitos na última semana, depois de registar apenas 144 desde o início do ano. Assim, desde 16 de junho que Portugal já não lidera o indicador, depois de ter sido o país com maior mortalidade durante três semanas, desde 27 de maio.

Atrás de Portugal surgem Uruguai, com 14,9 mortes por milhão de habitantes nos últimos sete dias, e Nova Zelândia (13,7) e Austrália (12,8).

A média de novos casos diários por milhão de habitantes nos últimos sete dias na União Europeia está em 415 e a de novas mortes diárias em 0,63. A média mundial de novos casos está em 67 e a de novas mortes atribuídas à covid-19 está em 0,17.

Para comparação, a média de casos de Portugal é de 1.557, mais de 23 vezes superior à média mundial, enquanto a média de mortes é 3,63, 21 vezes superior à média mundial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+