Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crise no SNS

Sindicato Independente dos Médicos quer explicar a crise na Saúde a Fernando Medina

18 jun, 2022 - 15:21 • Lusa

SIM pede reunião com o ministro das Finanças para falar sobre as "razões estruturais" da crise na Saúde, como o fecho de urgências, total ou parcial, por falta de médicos.

A+ / A-

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) pede uma reunião ao ministro das Finanças para explicar as "razões estruturais" da crise na Saúde, como o fecho, total ou parcial, de urgências por falta de médicos.

Em comunicado, este sábado, o SIM recorda declarações do ministro Fernando Medina, no Luxemburgo, por dizer, na interpretação do sindicato, que os problemas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "não decorrem de nenhum condicionamento financeiro, mas antes da falta de pessoal, sendo mais fácil de resolver se fosse esse o constrangimento".

O SIM entende que Medina "deve ser cabalmente esclarecido das razões estruturais da presente situação" na Saúde, pelo que "lhe solicitou o agendamento de uma reunião com essa finalidade", dado que, assinala, os responsáveis do Ministério da Saúde não têm a perspetiva do titular da pasta das Finanças.

Na quinta-feira, o ministro das Finanças afirmou que a pressão no SNS "não decorre de nenhum condicionamento financeiro", mas antes da falta de pessoal, adiantando que "seria mais fácil de resolver" se fosse esse o constrangimento.

Numa altura em que muitos hospitais são obrigados a fechar temporariamente as urgências de ginecologia e obstetrícia, Fernando Medina adiantou que estas são áreas com "profissionais numa idade mais avançada", mas também com "uma percentagem importante de profissionais que exclusivamente trabalham no setor privado e não no setor público".

"Não é um constrangimento [financeiro] e, se fosse que fosse essa a dimensão e a natureza desse problema, seria certamente a parte mais fácil de ser resolvida", concluiu.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+