Tempo
|
A+ / A-

Portugal com 276 casos confirmados de Monkeypox

17 jun, 2022 - 14:40 • Lusa

Mais 35 casos de infeção em comparação com o boletim anterior.

A+ / A-
Varíola dos Macacos. Que doença rara é esta que está a crescer em Portugal?
Varíola dos Macacos. Que doença rara é esta que está a crescer em Portugal?

Portugal registou mais 35 casos de infeção pelo vírus Monkeypox, elevando para 276 o total de pessoas infetadas, todos homens que se encontram clinicamente estáveis, anunciou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo a autoridade de saúde, grande parte das infeções foram notificadas em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve, tratando-se de homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.

Os casos de infeção foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e "mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis", avançou a DGS, que está a analisar a informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional. .

De acordo com as autoridades de saúde, a manifestação clínica da Monkeypox é geralmente ligeira, com a maioria das pessoas infetadas a recuperar da doença em poucas semanas.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, nódulos linfáticos inchados, calafrios, exaustão, evoluindo para erupção cutânea.

O período de incubação é tipicamente de seis a 16 dias, mas pode chegar aos 21 e, quando a crosta das erupções cutâneas cai, a pessoa infetada deixa de ser infeciosa.

Portugal vai receber 2.700 doses das vacinas contra o vírus Monkeypox adquiridas pela Comissão Europeia, confirmou recentemente a DGS, que está a elaborar uma norma técnica que definirá a forma como serão utilizadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+