Tempo
|
A+ / A-

Portalegre. Urgências de Obstetrícia fechadas entre quarta e sexta-feira

14 jun, 2022 - 17:19 • Lusa

Grávidas que se dirijam aos hospitais de Portalegre e Elvas, bem como ao Serviço de Urgência Básico (SUB) de Ponte de Sor, deverão ser encaminhadas para o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) ou para a unidade hospitalar mais próxima.

A+ / A-

As urgências de Obstetrícia do hospital de Portalegre vão estar encerradas entre as 05h00 de quarta-feira e as 08h00 de sexta-feira, disse hoje à agência Lusa fonte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

"Não haverá urgência de obstetrícia dado que dispomos apenas de um obstetra no serviço de urgência", nesse período, indicou o porta-voz da ULSNA, Ilídio Pinto Cardoso.

Apesar do fecho das urgências, o serviço de Obstetrícia "vai estar a funcionar" porque vai estar um obstetra de serviço, acrescentou o mesmo responsável.

Ilídio Pinto Cardoso explicou ainda que as grávidas que se dirijam aos hospitais de Portalegre e Elvas, bem como ao Serviço de Urgência Básico (SUB) de Ponte de Sor, deverão ser encaminhadas para o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) ou para a unidade hospitalar mais próxima.


Entre as 05h00 de quarta-feira e as 08h00 de sexta-feira, "não haverá mais nenhum" serviço das unidades hospitalares da ULSNA afetado por falta de profissionais, afiançou o porta-voz.

Contactada hoje pela Lusa, fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo indicou que, atualmente, "não se preveem constrangimentos na resposta dos serviços de urgência de obstetrícia nos hospitais da região" durante os próximos fins de semana. estando, "em princípio, asseguradas as respetivas escalas".

Confrontada pela Lusa sobre o fecho das urgências de Obstetrícia no hospital de Portalegre, a mesma fonte disse não ter conhecimento dessa informação.

Portalegre é mais um ponto no mapa da crise nos serviços de urgência, que levou a ministra da Saúde a apresentar um plano de contingência.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) anunciou esta terça-feira que as urgências de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vão estar encerradas entre as 20h00 e as 8h00 de quarta, dia 15.

Mais a Sul, o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia da Unidade Hospitalar de Portimão estará encerrado durante quase uma semana, por dificuldade em assegurar escalas, informou o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

"Devido à dificuldade em assegurar escalas na maternidade e no bloco de partos de Portimão, o Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia da Unidade Hospitalar de Portimão vai encerrar", entre as 21h00 desta terça-feira e as 09h00 da próxima segunda-feira, 20 de junho, anunciou a administração do centro hospitalar.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+