Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Falta de médicos

Maternidades de Lisboa realizaram 75 partos no sábado. Só Loures está fechada

12 jun, 2022 - 13:01 • Liliana Monteiro , Marta Grosso

A falta de médicos obrigou quatro hospitais da Grande Lisboa a encerrar as urgências obstétricas, mas ARSLVT diz que nesta altura poderão apenas "existir constrangimentos pontuais”.

A+ / A-

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo dá conta, neste domingo, que foram realizados 75 partos no sábado, nas maternidades dos 13 hospitais/centros hospitalares que possuem essa valência.

É o que refere um comunicado enviado à Renascença, que atesta o funcionamento em rede das unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Neste domingo, apenas o Hospital Beatriz Ângelo (Loures) está encerrado até às 8h00 de segunda-feira. As grávidas deverão ser encaminhadas para outras unidades da rede, entre elas os hospitais de Santa Maria, Amadora-Sintra e Maternidade Alfredo da Costa.

Segundo o mesmo comunicado, entre dos dias 10 e 11 (sexta-feira e sábado) foram realizados 146 partos nas maternidades da Região de Lisboa e Vale do Tejo (RLVT).

“A ARS lisboa agradece aos profissionais de saúde que vão assegurar a prestação de cuidados pelo esforço adicional e apela à compreensão dos utentes, lamentando, desde já, o constrangimento que, apesar de todos os meios disponibilizados, não foi possível ultrapassar”, diz a nota.

A ARS de Lisboa e Vale do Tejo indica ainda que “os hospitais da região e o CODU/INEM mantêm estreita articulação para garantir o normal funcionamento das urgências das maternidades em segurança. Caso haja necessidade de encaminhar utentes, as equipas hospitalares articulam com o CODU/INEM, no sentido de identificar a unidade que naquele momento tem melhor capacidade de resposta”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+