Tempo
|
A+ / A-

Número de casos de varíola dos macacos em Portugal sobe para 191

08 jun, 2022 - 10:58 • Carla Caixinha

Mais 25 casos nas últimas 24 horas. A maior parte das infeções centra-se na região de Lisboa e Vale do Tejo e maioria dos infetados tem menos de 40 anos.

A+ / A-

A Direção-Geral da Saúde confirmou mais 25 novos casos de monkeypox, também conhecida por varíola dos macacos, em Portugal.

Até ao momento foram reportados 191 casos, sendo que a maioria das infeções centra-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de contágios nas regiões Norte e Algarve.

Todos os casos confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) são homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.

Os doentes estão a ser acompanhados pelas autoridades de saúde, encontrando-se estáveis.

Varíola dos Macacos. Que doença rara é esta que está a crescer em Portugal?
Varíola dos Macacos. Que doença rara é esta que está a crescer em Portugal?

Segundo a autoridade de Saúde, o vírus Monkeypox, conhecido com a varíola dos macacos, é do género Ortopoxvírus e a doença “é transmissível através de contacto com animais ou ainda contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados”.

“A doença é rara e, habitualmente, não se dissemina facilmente entre os seres humanos”, acrescenta o comunicado.

A DGS aconselha as pessoas que “apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço” a procurarem aconselhamento clínico.

“Perante sintomas suspeitos, o indivíduo deverá abster-se de contactos físicos diretos. A abordagem clínica não requer tratamento específico, sendo a doença habitualmente autolimitada em semanas”, esclarece a DGS.

A DGS, que está a acompanhar a situação a nível nacional e em articulação com as instituições europeias, apela também aos profissionais de saúde, nomeadamente médicos e enfermeiros, que estejam alerta para eventuais casos suspeitos da doença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+