Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Pinto Monteiro, antigo procurador-geral da República

08 jun, 2022 - 14:32 • Liliana Monteiro com Redação

Foi jurista, magistrado e juiz antes de dirigir o Ministério Público, entre 2006 e 2012, nos tempos da governação de José Socrates. O velório vai decorrer na quinta-feira, na igreja da Portela, em Lisboa. Na sexta-feira de manhã, o corpo segue para Porto de Ovelha, onde decorrerá o funeral.

A+ / A-

O antigo Procurador Geral da República Fernando Pinto Monteiro morreu esta quarta-feira, aos 80 anos. A Renascença confirmou a informação junto de fonte próxima da família. Pinto Monteiro encontrava-se doente.

Foi jurista, magistrado e juiz antes de dirigir o Ministério Público, entre 2006 e 2012, nos tempos da governação de José Socrates.

Cumpriu um mandato polémico, marcado por suspeitas de ter travado investigações e também escutas a pessoas com relevo na sociedade.

Foram mesmo levantadas suspeitas sobre o facto de ter almoçado uma vez com o antigo primeiro-ministro Sócrates, poucos dias antes da sua detenção, a 22 de Novembro de 2014, por suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

Nascido em Porto de Ovelha, concelho de Almeida, em abril de 1942, Fernando Pinto Monteiro licenciou-se em Direito, em Coimbra. Foi delegado do Procurador da República em Idanha-a-Nova, Anadia, Porto e Lisboa, juiz em Ponta do Sol, Alcácer do Sal, Loures, Torres Vedras e Lisboa, desembargador no Tribunal da Relação de Lisboa e, finalmente, Procurador Geral da República.

O velório vai decorrer na quinta-feira, na igreja da Portela, em Lisboa, a partir das 17h30, com missa às 19h00. Na sexta-feira de manhã, o corpo segue para Porto de Ovelha, onde decorrerá o funeral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    08 jun, 2022 Lisboa 21:16
    Ele, o Noronha no Supremo, e a Cândida Almeida, que cada vez que aparecia na TV parecia mais advogada do Sócrates que procuradora, eram o trio de "homens de mão" do Sócrates, para controlar a Justiça. O Pinto Monteiro, o mais leve que se lhe pode chamar é "incompetente". Para não chamar coisas piores.
  • Daniel Alexandre
    08 jun, 2022 Londres 15:39
    Devia comer muito cozido... E se a Cristina Ferreira ja estivesse a vender as suas febras de porco seria seguramente dos melhores clientes dela...
  • Digo eu
    08 jun, 2022 País 14:01
    O procurador favorito do Sócrates: nunca viu, nunca percebeu, nunca deu por nada e junto com o Noronha, apressou-se a mandar destruir as provas que incriminavam "o Chefe". Um corrupto ou incompetente máximo, que fugiu à Justiça, nada mais.

Destaques V+