Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Varíola dos macacos. Dez novos casos fazem subir total para 153

06 jun, 2022 - 14:30 • Rosário Silva

As infeções identificadas, até agora, são em homens entre os 19 e os 61 anos. A maioria em Lisboa e Vale do Tejo

A+ / A-

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou, esta segunda-feira, mais 10 casos de infeção humana por vírus Monkeypox. Em Portugal, existem neste momento 153 casos confirmados.

“A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve”, dá conta a nota divulgada no site da DGS.

As infeções descritas são em homens com idades entre os 19 e os 61 anos, sendo que a maioria tem “menos de 40 anos”, lê-se.

Os casos identificados continuam “em acompanhamento clínico”. Os doentes estão “estáveis”.

O Monkeypox, da família do vírus que causa a varíola, é transmitido de pessoa para pessoa por contacto próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados. .

O tempo de incubação é geralmente de sete a 14 dias, e a doença, popularmente conhecida por varíola dos macacos, dura, em média, duas a quatro semanas. .

A doença é endémica na África Ocidental e Central e menos perigosa que a varíola.

A Direção-Geral da Saúde recomenda às pessoas que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, que procurem aconselhamento médico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+