Tempo
|
A+ / A-

Braga da Cruz: “O modelo de Estado social é insustentável a curto prazo”

05 jun, 2022 - 09:20 • Isabel Pacheco

O antigo reitor da Universidade Católica defende uma reforma do modelo de Estado Social com uma maior intervenção na sociedade. Braga da Cruz participa, de 10 a 12 de junho, em Viana do Castelo no congresso que debate os direitos e liberdades fundamentais.

A+ / A-

A pandemia revelou a insustentabilidade do atual modelo de Estado social a curto prazo, alerta o sociólogo e professor universitário Manuel Braga da Cruz, que defende um papel mais relevante da sociedade.

“O modelo de Estado social que temos, a curto prazo, é insustentável porque pretende atribuir a totalidade dos cuidados ao Estado”, aponta o antigo reitor da Universidade Católica para quem a pandemia veio demostrar que “uma demasiada concentração” de tarefas nas mãos do Estado dificulta “a resposta rápida e cabal a todas as necessidades”.

“A pandemia evidenciou situações de desigualdade. Não há igualdade de oportunidade perante a prestação de cuidados de saúde”, lamenta.

“Se houvesse liberdade de escolha na prestação de cuidados, estou convencido que a desigualdade não se teria manifestado de uma forma tão evidente como se manifestou”, reforça.

Para além da saúde, o ensino no nosso país é outra das áreas em que, para Braga da Cruz, o Estado falha na garantia de direitos e liberdades fundamentais.

Para o sociólogo, temos em Portugal “mais uma situação de tolerância de existência de escolas particulares e cooperativas e não, propriamente, uma verdadeira liberdade de ensino”.

"A liberdade de ensino pressupõe liberdade de escolha por parte dos pais e exige, ao mesmo tempo, uma livre competição entre as escolas e não é isso que se verifica."

Braga da Cruz é um dos oradores convidados do Congresso Popular que debate, de 10 a 12 de junho, em Viana do Castelo, os Direitos e Liberdades Fundamentais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Soneca
    05 jun, 2022 Setúbal 11:06
    Nao há problema nenhum com a situação social Os reformados pagam tudo Para que ser tanta hipocrisia e cinismo destes iluminados se nem a casa deles sabem governar haja vergonha

Destaques V+