Tempo
|
A+ / A-

Porto fora da ANMP? "Não tenho que lamentar, registo, tomo conhecimento", diz Luísa Salgueiro

31 mai, 2022 - 19:29 • Redação com Lusa

Sem se referir à decisão tomada esta segunda-feira pela Assembleia Municipal do Porto, a presidente da Associação Nacional de Municípios reconhece que “nem sempre é fácil” conciliar os interesses diversos e legítimos dos municípios. Relativamente ao processo de descentralização, a autarca de Matosinhos defendeu que o alargamento de competências dos municípios é “uma oportunidade de reforçar a qualidade do serviço público".

A+ / A-

A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) diz temer que não seja possível terminar, com sucesso, o processo de descentralização, mas promete tudo fazer para evitar esse cenário.

"Temo muito que não tenhamos condições para nos mantermos unidos e termos condições de levar a bom porto esta negociação. Vamos continuar a trabalhar como estávamos até aqui", disse Luísa Salgueiro esta terça-feira após um encontro de autarcas, em Belém, com Marcelo Rebelo de Sousa

Reagindo à saída da Câmara do Porto da ANMP e das anunciadas saídas dos municípios da Trofa e de Pinhel, a autarca socialista de Matosinhos diz registar a decisão, sem contudo a lamentar: "Não tenho que lamentar, registo, tomo conhecimento e vou continuar a trabalhar ao serviço de todos os municípios portugueses".
Luísa Salgueiro diz não ver "vantagem para ninguém com esta divergência, nem para as populações desses municípios que saem mais enfraquecidos.

A autarca disse, ainda, confiar no Presidente da República para que “continue a ser o garante de uma unidade nacional”, para avançar com “processos decisivos” como a descentralização e a regionalização.

“Confiamos a si o nosso compromisso com o país, confiamos para que continue a ser o garante de uma unidade nacional, porque todos sabemos que juntos somos bem mais fortes e queremos muito, com o seu contributo, avançarmos para processos decisivos como são também o da regionalização, e que este se cumpra neste tempo que vivemos, porque este é o tempo certo”, declarou a presidente da ANMP, Luísa Salgueiro (PS), que é também presidente da Câmara de Matosinhos.

Luísa Salgueiro falava no âmbito de um encontro entre o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e os presidentes de câmaras municipais de todo o país, no antigo Picadeiro Real, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa.

“A ANMP, que aqui com muita honra represento, existe para que a voz dos municípios, independentemente da sua dimensão populacional ou da sua localização no território, seja amplificada em benefício dos portugueses”, declarou Luísa Salgueiro, realçando o papel da associação na defesa e promoção da coesão territorial, que está atenta à correção das assimetrias que conduzem a fenómenos de desigualdade.

[notícia atualizada às 20h41]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+