Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios

Pedrógão Grande. Advogada de comandante dos bombeiros acusa MP de ignorar provas

31 mai, 2022 - 19:11 • Teresa Paula Costa

Filomena Girão alegou que Augusto Arnaut “fez tudo o que podia em condições dificílimas” e disse esperar “que o sistema da justiça o reconheça”.

A+ / A-

A advogada do comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande afirmou, nesta terça-feira, nas alegações finais do julgamento de Pedrógão Grande que decorre no tribunal de Leiria, que “o Ministério Público retalhou ardilosamente a prova produzida e o tribunal terá de usar de arte para que a justiça não saia daqui comprometida”.

“O Ministério Público tem a função de contribuir para a descoberta da verdade e, em função dessa verdade, pedir a condenação ou absolvição”, considerou Filomena Girão em declarações aos jornalistas.

Para a advogada, o Ministério Público “não pode acusar a todo o custo”, que foi o que aconteceu.

Filomena Girão acusa o Ministério Público de, no pedido de condenação de Augusto Arnaut, ter ignorado depoimentos de testemunhas, especialistas e governantes que afirmavam que o comandante não podia ter feito mais, pois não tinha nem meios, nem comunicações.

Por outro lado, não havia conhecimento técnico sobre o fenómeno climático “downburst” que vitimaria 63 pessoas e deixaria 44 gravemente feridas.

Para Filomena Girão “a conclusão de cinco anos de julgamento é que o comandante Arnaut não podia ter feito melhor do que fez.” “Fez tudo o que podia em condições dificílimas”, considerou a defensora, que disse esperar “que o sistema da justiça o reconheça”, pelo que “estamos absolutamente convictos de que a sentença será nesse sentido”, pois “é a única forma de fazer justiça”.

Nesta quarta-feira, serão as alegações finais dos defensores de Valdemar Alves, ex-presidente da câmara de Pedrógão Grande, José Graça, ex-vice-presidente e Margarida Gonçalves, responsável pelo Gabinete Técnico Florestal da autarquia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+