Tempo
|
A+ / A-

Raquel Seruca. Ministra da Ciência lamenta morte prematura e destaca percurso profissional

30 mai, 2022 - 21:12 • Lusa

Elvira Fortunato lembra também as distinções e prémios que a investigadora recebeu, como a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pela investigação na área do cancro do estômago e a Medalha de Ouro de Mérito Científico atribuída pela Câmara Municipal do Porto.

A+ / A-

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, lamentou esta segunda-feira a morte da investigadora Raquel Seruca, destacando o seu percurso profissional "nacional e internacionalmente" na área da genética do cancro gástrico.

Em comunicado, a ministra lamenta "a morte prematura" da investigadora que faleceu hoje aos 59 anos, de doença oncológica.

"Raquel Seruca distinguiu-se, nacional e internacionalmente, na área da genética do cancro gástrico, tendo sido considerada especialista mundial em invasão das células cancerígenas, em particular no cancro gástrico e no cancro do cólon", observa a tutela.

Destacando o seu percurso pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, bem como pelo Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (Ipatimup), a ministra lembra também as distinções e prémios que a investigadora recebeu, como a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pela investigação na área do cancro do estômago e a Medalha de Ouro de Mérito Científico atribuída pela Câmara Municipal do Porto.

Também o Presidente da República lamentou hoje a morte da investigadora Raquel Seruca, elogiando o seu "notável trabalho" no estudo do cancro gástrico e recordando-a como "uma mente brilhante" que "inspirou uma geração de cientistas na área".

Raquel Seruca morreu hoje, aos 59 anos, de doença oncológica, informou a Universidade do Porto, onde era professora e investigadora.

Nascida na cidade do Porto em 9 de junho de 1962, Raquel Seruca licenciou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1986 e doutorou-se em 1995 pela mesma universidade. Foi bolseira de investigação no Departamento de Genética Humana da Universidade de Groningen, Países Baixos, em 1998.

Foi investigadora no Ipatimup e no i3S, onde liderou um grupo de investigação dedicado ao estudo do cancro gástrico.

O funeral de Raquel Seruca será na terça-feira, pelas 15h00, a partir da Igreja de Cedofeita, no Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+