Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Expofacic. Cantanhede espera mais de 400 mil pessoas sem restrições

30 mai, 2022 - 19:10 • Teresa Paula Costa

Evento vai decorrer de 28 julho a 7 de agosto, sem restrições relativas à pandemia. Município preparado para acatar decisões da Direção-Geral da Saúde, caso cenário mude.

A+ / A-

A Câmara Municipal de Cantanhede estima que, neste ano, mais de quatrocentas mil pessoas visitem a Expofacic – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede.

O evento, que foi esta segunda-feira apresentado ao público, vai decorrer de 28 de julho a 7 de agosto, sem restrições relativas à pandemia de covid-19.

Em declarações à Renascença, a presidente da Câmara de Cantanhede revelou que “vamos ter de reforçar a higienização dos espaços e estar atentos ao que vai acontecer até julho”. Se a Direção-Geral da Saúde (DGS) vier a impor algum condicionamento, “nós estaremos cá para cumprir”, garantiu Maria Helena Teodósio.

Constatando que “há uma vontade tremenda das pessoas de confraternizar”, a autarca acredita que vai haver uma grande adesão” e que “se o tempo ajudar, se a pandemia não se agravar e se a guerra não agravar a situação económica, vai mesmo ser uma grande feira” até porque “há muita gente já que planeia as suas férias a pensar na Expofacic”.

Orçamento aumentou devido aos custos

Este ano, o orçamento da Expofacic é 10% superior ao da última edição, num total de 1 milhão 850 mil euros.

O acréscimo fica a dever-se ao aumento dos valores da montagem de infraestruturas e equipamentos, em função “da subida dos custos da mão de obra e dos combustíveis”, explicou a autarca, que não escondeu que “a situação coloca à comissão organizadora maiores exigências”.

Contudo, a autarquia decidiu não aumentar o preço dos bilhetes, pois acredita que “é possível aumentar a receita através do aumento da afluência do público.”

A organização manteve também “o desafio de conseguir o equilíbrio entre as despesas e as receitas, o que tem garantido a autossustentabilidade” do evento nos anos anteriores.

Turismo do Centro destaca importância do certame

“A Expofacic é um dos maiores eventos nacionais, se não o maior evento nacional”, afirma o presidente do Turismo do Centro, que destaca a importância dos eventos nacionais “para o retomar do crescimento e da confiança dos consumidores”.

Segundo Pedro Machado, a região Centro registou, nos meses de fevereiro e março de 2022, “um crescimento substantivo relativamente ao nosso melhor ano que era 2019” e “em fevereiro de 2022, registamos mais 8 mil dormidas do que no período homólogo de 2019”.

O que é “particularmente relevante”, considerou o responsável, pois reflete “o restaurar da confiança no mercado interno”.

Sendo assim, “a Expofacic é particularmente importante para nos ajudar a criar na perceção dos que viajam para a nossa região esta ideia de que podem vir e serão bem recebidos”, o que se refletirá também na saúde económica dos agentes locais, salientou Pedro Machado.

Evento para todos os gostos

Xutos e Pontapés, Tony Carreira, José Cid e Mariza são alguns dos artistas que passarão pelos sete palcos do evento, que acolherá quinhentos expositores, entre empresas, instituições, tasquinhas e artesãos. Um programa que procura ir ao encontro de todos os diferentes gostos dos visitantes.

Este ano haverá três exposições temáticas sobre os gigantes da Idade do Gelo, motas clássicas e animais exóticos.

O certame inclui também seis dias temáticos dedicados à agricultura, às comunidades, à floresta, à solidariedade social, aos empresários e à biotecnologia.

Ecoevento garante sustentabilidade ambiental

O certame fica também marcado pelo objetivo da sustentabilidade ambiental. Com o estatuto de “Ecoevento”, disponibiliza copos reutilizáveis com serviço de recolha, lavagem e entrega, proporciona atividades de sensibilização ambiental e oferece o serviço de um autocarro que assegura o transporte dos visitantes para o certame.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+