Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Uso obrigatório de máscara? “Fica à responsabilidade de cada um” por agora, diz Marcelo

28 mai, 2022 - 14:17 • Ana Carrilho com redação

Presidente deixa claro que essa é uma decisão das autoridades de saúde e apelou à responsabilidade individual para se proteger o melhor possível da Covid-19.

A+ / A-

À margem de uma visita ao Banco Alimentar, em dia de campanha de recolha de alimentos, o Presidente da República foi questionado sobre voltar a tornar obrigatório o uso da máscara, face ao aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus.

Marcelo Rebelo de Sousa deixa claro que essa é uma decisão das autoridades de saúde e apelou à responsabilidade individual para se proteger o melhor possível da Covid-19.

“É uma ponderação que têm de fazer as autoridades sanitárias: se vale a pena tomar essa medida, por duas semanas ou três; ou se não é preferível deixar à responsabilidade de cada um que sabe exatamente os riscos que corre.”

Portugal registou mais 230 mortes e quase 190 mil casos de Covid-19 na semana entre 17 e 23 de maio, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). Em comparação com a semana anterior, há mais 38 óbitos e 12.699 casos confirmados.

Segundo o balanço da DGS, entre 17 e 23 de maio foram registadas 188.970 infeções pelo SARS-CoV-2, responsável pelas infeções por Covid-19.

A mortalidade por Covid-19 em Portugal atingiu o dobro do limiar definido a nível europeu e a ocupação hospitalar aumentou 27%, indica o relatório da evolução da pandemia, que recomenda fortemente o reforço das medidas de proteção individual.

O relatório da DGS e do INSA indica que todas as faixas etárias apresentaram uma “tendência crescente” nos internamentos em enfermaria na última semana. É expectável que, dada a subida da incidência de novas infeções, se verifique ainda um aumento da procura de cuidados de saúde e da mortalidade, em especial nos grupos mais vulneráveis.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+