Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Boletim DGS

Mais 230 mortes e quase 190 mil casos de Covid-19 numa semana

27 mai, 2022 - 19:15 • Ricardo Vieira

Segundo a Direção-Geral da Saúde, há mais 38 óbitos e 12.699 casos confirmados em relação à semana anterior.

A+ / A-

Portugal registou mais 230 mortes e quase 190 mil casos de Covid-19 na semana entre 17 e 23 de maio, indica o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta sexta-feira.

Em comparação com a semana anterior, há mais 38 óbitos e 12.699 casos confirmados.

Segundo o boletim semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS), entre 17 e 23 de maio foram registadas 188.970 infeções pelo SARS-CoV-2, responsável pelas infeções por Covid-19.

Em relação à semana anterior, houve mais 12.699 casos de infeção, verificando-se também mais 38 óbitos na comparação entre os dois períodos.

Quanto à ocupação em unidades hospitalares, na última segunda-feira, havia 1.842 pessoas internadas, mais 392 do que na segunda-feira da semana anterior.

Dessas, 99 estavam em unidades de cuidados intensivos, mais 15 do que no passado dia 16.

Segundo o documento, todos as faixas etárias apresentaram uma "tendência crescente" nos internamentos em enfermaria na última semana, sendo expectável que, dada a subida da incidência de novas infeções, se verifique ainda um aumento da procura de cuidados de saúde e da mortalidade, em especial nos grupos mais vulneráveis.

"A mortalidade por todas as causas encontra-se acima dos valores esperados para a época do ano, com um z-score de 2,4, o que indica um excesso de mortalidade por todas as causas, associado ao aumento da mortalidade específica por covid-19", alerta o relatório da DGS e do INSA.

De acordo com a autoridade de saúde, a percentagem de testes positivos para SARS-CoV-2 entre 17 e 23 de maio foi de 51,9%, tendo-se registado um aumento do número de despistes da infeção realizados, que passou de cerca de 355 mil para mais de 367 mil.

Relativamente à linhagem BA.5 da variante Ómicron, mais transmissível e que apresenta mutações com impacto na entrada do vírus nas células ou na sua capacidade de afetar a resposta imunitária, já é responsável por 78,7% das infeções em Portugal, substituindo-se à BA.2, que regista agora uma prevalência de 21.3%.

O número de novas infeções por 100 mil habitantes acumulado nos últimos sete dias foi de 1.835 casos, com tendência crescente a nível nacional e nas várias regiões do país, e o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus está nos 1,13 a nível nacional.

Perante estes indicadores, que demonstram que a "epidemia de Covid-19 mantém uma incidência muito elevada com tendência crescente", o documento da DGS e do INSA aconselha a que seja mantida a vigilância da situação epidemiológica, "recomendando fortemente o reforço das medidas de proteção individual e a vacinação de reforço".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+