Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reclusos com Covid-19 têm ordem para períodos a céu aberto

26 mai, 2022 - 16:16 • Liliana Monteiro

Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional avisa que esta imposição vai aumentar a desconfiança entre reclusos e guardas, porque se receiam infeções.

A+ / A-

Os reclusos com Covid-19 têm autorização para períodos a céu aberto. A mensagem da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) chegou agora às mãos dos operacionais no terreno, que acusam o diretor-geral Rómulo Mateus de estar a passar por cima de orientações clínicas.

Herminio Barradas, da Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional, avisa que esta imposição vai aumentar a desconfiança entre reclusos e guardas, porque se receiam infeções.

Seguiu esta quinta-feira uma carta onde alertam para o perigo da medida e onde a Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional se demarca de eventuais focos de contágio.

Questionada pela Renascença, a DGRSP informa que “não foi emitida qualquer circular a determinar que os reclusos com Covid-19 tenham acesso a recreio a céu aberto”.

“Houve, isso sim, uma mensagem do diretor-geral a reiterar que deverá haver cuidadoso respeito pela legislação em vigor a qual garante a todos os reclusos, doentes ou não, o direito a tempos mínimos de recreio a céu aberto”, esclarece a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

De acordo com a mesma nota, “ressalva-se que esta mensagem não põe em causa o dever de rigorosa separação entre reclusos positivos e negativos e que foi observada desde o início da pandemia, com os resultados positivos que são amplamente conhecidos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+