Tempo
|
A+ / A-

PSP lança operação em dois lares ilegais de Loures

26 mai, 2022 - 10:22 • Marta Grosso

Utentes estavam sem sinais de maus-tratos, mas às estruturas faltavam diversos equipamentos obrigatórios por lei.

A+ / A-

Depois de diversa informação recolhida, a PSP visitou dois lares ilegais no concelho de Loures numa operação de fiscalização que visou aferir o estado físico e emocional dos utentes e prevenir e reprimir a prática de qualquer ilícito de natureza criminal.

Segundo uma nota enviada nesta quinta-feira às redações, foi possível apurar que as duas estruturas de apoio a idosos funcionavam, de modo ilegal, em duas habitações distintas.

Os dois lares “acolhiam cerca de duas dezenas de pessoas idosas”, que mostravam, “após interação com as mesmas”, estar “higienizados, nutridos e sem sinais de maus-tratos”, refere o comunicado.

“Verificou-se ainda a ausência, em ambas as residências, de diversos equipamentos obrigatórios por lei em lares, por forma a dar melhores condições de vivência aos seus utentes”.

Assim, a operação de fiscalização deu origem a quatro autos de notícia (dois para cada lar): um por contraordenação por falta de licenciamento e outro por diversas infrações à legislação que regulamenta o funcionamento dos lares.

Os relatórios serão remetidos às competentes autoridades.

A operação decorreu no dia 17 de maio. A PSP de Loures “apela à colaboração de todos no sentido de denunciarem situações desta natureza, contribuindo desta forma para a prevenção e repressão de eventuais situações de maus-tratos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+