Tempo
|
A+ / A-

Francisco Assis quer apoios à natalidade e melhores salários

26 mai, 2022 - 10:23 • João Malheiro

O presidente do Conselho Económico e Social pretende promover "uma profunda reforma" deste conselho, através de uma alteração à Lei no Parlamento.

A+ / A-

O presidente do Conselho Económico e Social (CES) defende que serão necessárias políticas públicas de natalidade universais, que se apliquem a todas as famílias. A ideia foi deixada durante o primeiro painel da conferência “Pós-Pandemia, Recuperação e Resiliência do Pilar Social em ano de descentralização de competências”, organizado pela Renascença e a autarquia de Gaia.

"Estão a prestar um grande serviço à sociedade e é preciso que tenham um apoio, independente dos seus rendimentos", defendeu.

"Há razões culturais para a quebra da natalidade, mas também há fatores económicos e sociais. Há um problema sério de habitação em Portugal e várias formas de o resolver, mas tem de haver uma resposta a esta situação dramática nas áreas urbanas", apontou.

Francisco Assis descreve um "problema sério da habitação" que exige uma resposta imediata.

Na sua intervenção, sublinhou a importância de aumentar o salário médio e que, para tal, é necessário "o crescimento da economia".

"Não podemos ficar satisfeitos com a situação atual. Temos de encontrar meios para melhorar a produtividade no trabalho. Melhorar a organização no trabalho, apostar na educação, na inovação", apelou.

Por outro lado, diz que o reforço da competitividade deve resultar numa distribuição salarial "mais justa".

O presidente do CES pretende promover "uma profunda reforma" deste conselho, através de uma alteração à Lei do CES no Parlamento, acreditando num "consenso nacional" para o país avançar para a capitalização do setor social.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+