Tempo
|
A+ / A-

Conferência Pós-Pandemia

Ação social deve ser exemplo "para o que pode ser a descentralização", defende autarca de Gaia

26 mai, 2022 - 09:27 • João Malheiro

Eduardo Vítor Rodrigues destaca que a ação social ganha uma importância especial numa altura em que se verifica "uma tempestade perfeita, pela negativa", entre a perspetiva de uma pós-pandemia e o começo da guerra na Ucrânia.

A+ / A-

O presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, defende que a ação social deve servir de exemplo para "o que pode ser a descentralização".

Na abertura da conferência "Pós-Pandemia, Recuperação e Resiliência do Pilar Social em ano de descentralização de competências", organizada pela Renascença em parceria com o município gaiense, o autarca realçou que a economia social "é um pilar de desenvolvimento" que "não valorizamos e outros procuram perceber".

No entanto, Vítor Rodrigues avisa que a descentralização não pode ser sinónimo de "municipolizar". "Não é fazer de municípios um novo ministério. Tem de nos colocar a trabalhar em rede, para alcançarmos um objetivo comum", apontou.

Destaca que a ação social ganha uma importância especial numa altura em que se verifica "uma tempestade perfeita, pela negativa", entre a perspetiva de uma pós-pandemia e o começo da guerra na Ucrânia.

"Eis que um contexto de guerra, suficientemente longe para assistirmos da televisão mas suficientemente perto para sentirmos as consequências, cria um fenómeno para potenciar a inflação", aponta.

O autarca também alertou para os efeitos de dois anos de pandemia de Covid-19, que tem afetado "a forma como nos relacionamos e os nossos comportamentos económico-financeiros".

Por isso, diz que este é "um momento importante para discutirmos, percebermos dinâmicas e para nos comprometermos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+