Tempo
|
A+ / A-

Varíola dos macacos. Número de casos sobe para 49

25 mai, 2022 - 12:01

Todos os casos confirmados são de homens e a maioria das infeções foi notificada em Lisboa e Vale do Tejo.

A+ / A-
Varíola dos Macacos. Que doença rara é esta que está a crescer em Portugal?
Varíola dos Macacos. Que doença rara é esta que está a crescer em Portugal?

O número de casos de contaminação pelo vírus "monkeypox" em Portugal subiu para 49.

A informação foi avançada esta quarta-feira de manhã pelo secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales, e posteriormente divulgada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em comunicado.

De acordo com a DGS, a maioria das infeções foi notificada em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve.

Todos os casos confirmados são de homens entre os 26 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40. Aguardam-se resultados laboratoriais relativamente a outras amostras.

Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório.

Estão em curso os inquéritos epidemiológicos dos casos suspeitos que vão sendo detetados, com o objetivo de identificar cadeias de transmissão, potenciais novos casos, respetivos contactos e ainda eventuais locais de exposição.

Os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico. Ao dirigirem-se a uma unidade de saúde, deverão cobrir as lesões cutâneas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+