Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guardas-florestais da GNR em greve de 24 horas

25 mai, 2022 - 09:57 • redação com Lusa

Os guardas-florestais da Guarda Nacional Republicana realizam esta quarta-feira uma greve de 24 horas. A paralisação que acontece em dia Nacional do Guarda Florestal surge depois da ausência de resposta do Governo às reivindicações da classe.

A+ / A-

Os guardas-florestais da Guarda Nacional Republicana realizam hoje uma greve de 24 horas. Entre as exigências apresentadas ao governo está a aprovação de uma tabela remuneratória especifica e a atribuição de suplementos remuneratórios.

Segundo Elisabete Gonçalves da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), a paralisação, que coincide com o Dia nacional do Guarda Florestal, surge face à “ausência de resposta do Ministério da administração Interna (MAI)”.

A dirigente sindical recorda que a FNSTFPS esteve reunida, na semana passada, com o ministro da Administração Interna, mas que não foi assumido qualquer compromisso, exceto a garantia de uma nova reunião dentro de três semanas.

Entre as reivindicações dos guardas-florestais está a aprovação da tabela remuneratória específica para a carreira, atribuição dos suplementos remuneratórios de função e de escala de serviço, definição da autonomia operacional do corpo de guardas-florestais do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA/GNR) e melhoria das condições de trabalho no que toca aos uniformes e viaturas.

Atualmente, a GNR conta com cerca de 500 guardas-florestais ao serviço, que têm como missão fiscalizar e investigar os ilícitos nos domínios florestal, caça e pesca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+