Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Taxa de mortalidade materna ao nível mais alto dos últimos 38 anos

24 mai, 2022 - 08:04 • Anabela Góis com redação

Dezassete mulheres morreram devido a complicações da gravidez, durante o parto ou no puerpério (42 dias após o parto) em 2020. DGS criou comissão multidisciplinar para investigar fenómeno.

A+ / A-

A taxa de mortalidade materna atingiu em 2020 os 20,1 óbitos por 110 mil nascimentos, o nível mais alto dos últimos 38 anos. A Direção-Geral da Saúde está a investigar.

Dezassete mulheres morreram devido a complicações da gravidez, durante o parto ou no puerpério (42 dias após o parto).

Segundo as séries do Instituto Nacional de Estatística (INE) uma taxa superior de mortalidade materna foi registada em 1982, com 22,5 óbitos por 100 mil nados-vivos.

"Quando se mantém ao longo de vários anos começa a ser uma situação preocupante", diz o diretor do departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Santa Maria, que integra a Comissão de Acompanhamento da Mortalidade Materna. "A primeira coisa a fazer é investigar aprofundadamente qual é a causa, pois só assim se podem ter soluções. Precisamos de fazer esta avaliação com seriedade e de forma sistemática, como muitos outros países europeus fazem, avaliar de uma forma confidencial estas situações trágicas", defende em declarações à Renascença Diogo Ayres-de-Campos.

O que poderá justificar estes números? “Há três hipóteses possíveis: temos tido mais grávidas que vêm de países africanos de expressão portuguesa, que às vezes vêm em situações mais complicadas; também temos tido um maior número que mulheres com doenças graves que se aventuram na gravidez; pode ser devido a alguma degradação dos cuidados obstétricos a nível nacional, não só ao nível das instalações, como também de algumas dificuldades nas equipas.”

Para o médico, "os cuidados obstétricos, que se degradaram, têm de ser repensados".

DGS abriu investigação

A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a investigar o aumento da taxa de mortalidade materna em Portugal, uma tendência que se tem verificado nos últimos cinco anos.

Em declarações à Renascença, Susana Santo, presidente da Comissão Multidisciplinar de Acompanhamento da Mortalidade Materna, da DGS, diz que neste momento decorre a investigação com contactos nos hospitais onde ocorreram os óbitos.

A comissão multidisciplinar para estudar e acompanhar as mortes maternas e a morbilidade materna grave inclui peritos de obstetrícia, medicina interna e anestesiologista, entre outros.

"Desde o início deste ano, foi atribuída prioridade de codificação às mortes maternas, para que o processo de investigação através de um inquérito epidemiológico possa ser o mais célere possível para garantir maior qualidade da informação necessária ao estudo e investigação do fenómeno", refere a DGS, citada pelo JN.

Refere igualmente que está ainda a "ser estudada a forma de vir a implementar, no futuro, um instrumento de monitorização dos episódios de morbilidade materna grave".

O aumento da mortalidade materna já levou o Bloco de Esquerda a requerer uma audição com carácter de urgência da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e do presidente da Associação Europeia de Medicina Perinatal, Diogo Ayres-de-Campos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+