Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diminuiu o número de crianças desaparecidas em Portugal em 2021

24 mai, 2022 - 19:01 • Fábio Monteiro

No ano passado, desapareceram 1.105 menores de idade, Presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas diz que os números são inferiores aos de 2020 e refletem o impacto da pandemia.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) recebeu participações de mais de 1.100 menores em Portugal, em 2021, apurou a Renascença, em vésperas do Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. O número representa uma descida em comparação com o ano anterior.

Destes menores desaparecidos, 129 tinham menos de 14 anos de idade e 976 menos de 18 anos.

Em declarações à Renascença, Patrícia Cipriano, presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APCD), diz que os números - que são inferiores aos de 2020 - refletem o impacto da pandemia.

“Felizmente, houve um decréscimo do número de casos de crianças desaparecidas em Portugal. No decorrer destes últimos dois anos, depois da pandemia, os números desceram muito provavelmente porque as pessoas estiveram mais recatadas e também houve, se calhar, algum decréscimo de denúncias de desaparecimento, nomeadamente institucionais.”

Para fazer face ao dilema das crianças desaparecidas, Patrícia Cipriano defende ser necessário uma maior colaboração entre o Estado e as organizações da sociedade civil.

“Deve haver também uma coordenação com as organizações da sociedade civil para acelerar a localização das crianças. Não deve haver pudores entre a colaboração Estado - organizações da sociedade civil, e mesmo entre as próprias polícias. É fundamental que haja uma coordenação e uma troca de informação sem qualquer tipo de limitações”, defende a presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+