Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

relatório do técnico

Covid-19. Mortalidade vai aumentar e máscara recomendada quando exista risco de contágio

24 mai, 2022 - 16:32 • Lusa

“Os óbitos diários em média móvel a sete dias passaram de 20.3 para 30.3 desde 16 de maio, uma subida de 50% que se acentuará nos próximos dias", indicam os especialistas do Instituto Superior Técnico.

A+ / A-

A mortalidade por covid-19 deverá aumentar em Portugal nos próximos 30 dias, indica um relatório do Instituto Superior Técnico (IST) sobre a pandemia, que recomenda o uso de máscara sempre que exista risco de contágio.

“Os óbitos diários em média móvel a sete dias passaram de 20.3 para 30.3 desde 16 de maio, uma subida de 50% que se acentuará nos próximos dias. A recente subida de casos provavelmente contribuirá para a subida deste indicador nos próximos 30 dias”, estima a análise de risco que a Lusa teve acesso elaborada pelo grupo de trabalho do IST que acompanha a evolução da covid-19 em Portugal.

O documento produzido por Henrique Oliveira, Pedro Amaral, José Rui Figueira e Ana Serro, que compõem este grupo de trabalho coordenado pelo presidente do Técnico, Rogério Colaço, adianta ainda que, com dados de 22 de maio, o Indicador de Avaliação da Pandemia (IAP) do IST e da Ordem dos Médicos estava nos 84 pontos, acima do “nível de alarme”, podendo chegar aos 90 pontos, tendo em conta as previsões de internamentos.

O IAP combina a incidência, a transmissibilidade, a letalidade e a hospitalização em enfermaria e em cuidados intensivos, apresentando dois limiares: o nível de alarme, quando atinge os 80 pontos, e o nível crítico, quando chega aos 100 pontos.

De acordo com os especialistas do IST, o índice de transmissibilidade (Rt) - que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – está nos 1,13 em Portugal, quando em 09 de maio registava 1,17.

“Aconselhamos o reforço da monitorização e passar a mensagem de que o perigo pandémico ainda não terminou. Recomendamos a utilização de máscara sempre que o risco de contágio possa existir”, refere o documento.

De acordo com o relatório, o uso de máscara é assim recomendado em grandes eventos de massas ao ar livre, em concertos e eventos em ambiente fechado e em contexto laboral, quando se verifica uma proximidade entre trabalhadores inferior a dois metros.

Os dados do IST indicam também que a incidência em média a sete dias subiu de 14.267 para 27.388, o que se “deve, quase certamente, à retirada abrupta do uso de máscara em quase todos os contextos e à nova linhagem BA.5 da variante Ómicron” que está instalada no país.

“A positividade dos testes mantém-se em níveis altíssimos, acima dos 59%”, avança o relatório, que atribui essa subida à “eliminação da gratuitidade dos testes nas farmácias, o que leva o público a testar apenas para confirmar teste realizado de forma privada”.

A letalidade (número de óbitos face aos casos de infeção) “está a subir desde 06 de fevereiro. Passou em cerca de dois meses para o dobro dos valores de fevereiro”, estando atualmente nos 0,25%, alerta o documento, que considera que se regista uma tendência de subida neste indicador “por diminuição do efeito da imunidade acima dos 70 anos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+