Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia. Costa visita tropas portuguesas destacadas na Roménia

19 mai, 2022 - 05:50 • Lusa

O líder do Executivo português seguirá depois para a Polónia, onde visita um campo de refugiados ucranianos.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, encontra-se nesta quinta-feira com os militares portugueses em missão da NATO na Roménia.

Antes de partir para a base militar onde se encontram os militares portugueses, o líder do executivo português participa numa reunião plenária com o Governo romeno, no final da qual será assinado um acordo bilateral de cooperação na área da Defesa.

Terá ainda encontros institucionais com o Presidente da República da Roménia, Klaus Iohannis, e com o líder da Câmara dos Deputados, Marcel Ciolacu, chegando ao início da tarde à Base Militar de Caracal. Uma visita em que, no início, estará acompanhado pelo chefe de Estado e pelo primeiro-ministro da Roménia.

Em 15 de abril, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, à cerimónia de partida dos 222 militares portugueses desta força nacional que participa na missão de dissuasão e de defesa da NATO.

Após esta visita às tropas portuguesas, o líder do executivo português parte a meio da tarde para a Polónia, onde permanecerá até sexta-feira -- uma deslocação que tem como principal preocupação a vertente humanitária em consequência da intervenção militar russa na Ucrânia, visitando um centro de acolhimento a refugiados.

Pouco depois de chegar a Varsóvia, o primeiro-ministro irá marcar presença num jantar com empresários portugueses.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+