Tempo
|
A+ / A-

Presidente da Cáritas Algarve vê como "provável" despejo de refugiados ucranianos

19 mai, 2022 - 14:56

Várias famílias ucranianas que chegaram ao Algarve fugidas da guerra estão na iminência de ficar sem alojamento devido ao início da época turística e muitas têm de abandonar as casas já no dia 1 de junho.

A+ / A-

O presidente da Cáritas Algarve, Carlos Alberto Oliveira, considera "provável" o registo de despejos de refugiados ucranianos no início da época balnear, na região. A Associação local de Ucranianos admitiu que essa possibilidade possa verificar-se já a partir de um de junho.

Em declarações à Renascença, Carlos Alberto Oliveira, admite a possibilidade "essa situação poder vir a verificar-se”, porque “estamos numa zona de turismo”.

Ainda assim, o responsável da Cáritas algarvia afirma que até agora “aos serviços da Cáritas não foram colocadas essas questões, nem por ucranianos nem por famílias ucranianas”.

"Aquilo que se sabe é o que a comunicação social vai relatando”, detalha.

“Deixe-me dizer-lhe que é bem possível que isso venha a acontecer”, sublinha o prresidente da Cáritas Algarve, dividido entre a esperança de que tudo se resolva e uma grande preocupação que o faz interrogar: “Depois, para onde é que essas pessoas vão?”

Nesta altura, a Cáritas Algarve presta apoio a mais de 40 famílias, num total de 160 pessoas. "Estamos a apoiar as famílias que acolhem os seus familiares vindos da Ucrânia ou outras que possam também acolher ucranianos dando-lhes apoio alimentar, roupas de cama, atoalhados, artigos de higiene."

“Também pagamos faturas de luz, água, e gás porque as famílias que acolhem vão ter uma sobrecarga significa em relação ao que pagavam”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+