Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Portugueses devem usar máscara no dia-a-dia, indica Graça Freitas

19 mai, 2022 - 22:16 • André Rodrigues com Redação

A diretora-geral da Saúde realçou que nunca deixou de usar máscara, mas que a norma sobre o uso da mesma não vai alterar.

A+ / A-

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse, esta quinta-feira, na TVI, que os portugueses devem usar máscara no dia-a-dia.

Numa altura de ressurgimento de casos por Covid-19, Graça Freitas admite que há uma gravidade "pelo número [de casos], não pela doença ser grave".

A diretora-geral da Saúde realçou que nunca deixou de usar máscara, mas que a norma não vai alterar.

"Creio que nesta fase uma recomendação é suficiente. Qual é a grande diferença entre a obrigação e a recomendação? É sempre uma boa prática", argumentou.

Noutro plano, Graça Freitas confirma que Portugal pode atingir os 60 mil casos diários de Covid-19 em duas semanas.

"Esta é uma sexta vaga da pandemia", assumiu a Diretora-geral de Saúde, "não só pela dimensão dos casos", como também "pela nova linhagem da Ómicron".

E, sobre a linhagem BA.2, Graça Freitas destaca duas características negativas e uma positiva: por um lado "transmite-se mais e tem a capacidade de escapar ao sistema imunitário", mas "felizmente não é mais grave que as outras".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+