Tempo
|
A+ / A-

​Privacidade

Os nossos dados na internet são acedidos 210 vezes por dia

18 mai, 2022 - 09:28 • Ricardo Vieira

Investigação do Conselho Irlandês para as Liberdades Civis revela a “maior violação de dados” registada até agora.

A+ / A-

Veja também:


Os dados dos utilizadores de internet em Portugal são acedidos e partilhados 210 vezes por dia, revela uma investigação do Conselho Irlandês para as Liberdades Civis (ICCL, na sigla inglesa).

Em causa está o sistema de Real-Time Bidding (RTB), ou de licitação em tempo real, que está por detrás da maioria dos sites e aplicações e é um negócio milionário. Vale qualquer coisa como 111 mil milhões de euros na Europa e nos Estados Unidos.

A informação é utilizada para publicidade direcionada e personalizada, baseada na localização, histórico e interesses de cada internauta, a sua pegada digital.

Mas o ICCL alerta que uma parte desses dados pode estar fora de controlo, porque é enviada para empresas na Rússia ou na China, onde não é possível escrutinar o destino da informação, refere o ICCL.

A Google, que acede 65 vezes por dia aos dados dos utilizadores portugueses, é a maior empresa de RTB do mundo, seguida da PubMatic, Magnite, BidSwitch, Index Exchange, OpenX e da Microsoft.

A Google garantiu, ao jornal Público, que não partilha “informação de identificação pessoal” e também não mostra anúncios “com base em informações sensíveis, como saúde, raça ou religião”.

Por dia, o sistema de Real-Time Bidding acede e partilha dados de utilizadores 294 mil milhões de vezes nos Estados Unidos e 197 mil milhões na Europa.

Em média, a informação de cada norte-americano é exposta 747 vezes por dia. Na Europa, esse valor é de 376 vezes por dia.

O Conselho Irlandês para as Liberdades Civis não revela as fontes onde recolheu esta informação, mas adianta que contactou com figuras-chave da indústria da publicidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+