Tempo
|
A+ / A-

Dia de greve. Metro de Lisboa só volta a circular a partir das 9h30

18 mai, 2022 - 04:50 • Lusa

Em luta por melhores condições laborais, os trabalhadores voltam ao protesto a dia 27 e já entregaram um pré-aviso de greve para o mês de junho.

A+ / A-

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa cumprem nesta quarta-feira e dia 27 de maio novas greves parciais, entre as 5h00 e as 9h00, contra a falta de condições de trabalho na área operacional, devendo a circulação iniciar-se pelas 9h30.

Em comunicado, a transportadora refere que, como se prevê que a circulação fique afetada, "o serviço de transporte terá início, previsivelmente, a partir das 09h30".

Em declarações à Lusa, aquando da anterior paralisação, Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), explicou que o pré-aviso de greve entregue pelos sindicatos para os dias 18 e 27 tinha a ver com as condições de trabalho, mas também com "a falta de efetivos e o clima [instalado na empresa] por parte da direção relativamente aos trabalhadores".

De acordo com Anabela Carvalheira, a paralisação assenta nos mesmos motivos das greves parciais realizadas em março, nos dias 14, 22 e 29 de abril e em 04 de maio.

Em causa, explicou anteriormente, está uma área da empresa que "representa os trabalhadores maquinistas e os trabalhadores chefia do posto de comando central".

Na prática, segundo a Fectrans, trata-se de uma "situação desregrada quer de horários, quer de falta de trabalhadores e más condições de trabalho", a que se soma "a grande prepotência por parte da direção, que leva a que os trabalhadores estejam a atingir o limite de cansaço".

Reunidos entretanto em plenário, os trabalhadores do Metropolitano decidiram entregar um pré-aviso de greve para o mês de junho ao trabalho suplementar e eventos especiais, estando em risco o prolongamento do horário habitual durante os Santos Populares.

Anabela Carvalheira adiantou, na ocasião, que os trabalhadores aprovaram uma proposta conjunta de revisão parcial do Acordo Empresa e mandataram os sindicatos para fazer a entrega do pré-aviso de greve.

O Metropolitano de Lisboa diariamente opera com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).

Normalmente, o metro funciona entre as 6h30 e as 1h00.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+