Tempo
|
A+ / A-

​Covid-19. Portugal regista 30 mil casos nas últimas 24 horas

18 mai, 2022 - 20:38 • Ricardo Vieira

Número de mortes com Covid-19 chegou às 27, indica a Direção-Geral da Saúde.

A+ / A-

Portugal registou 30.274 novos casos de Covid-19 e 27 mortes nas últimas 24 horas, indicou esta quarta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

No dia anterior, tinham sido confirmados 29 óbitos e quase 34 mil infeções, o valor mais alto em três meses.

Nos últimos sete dias, por cada 100 testes à Covid-19 realizados, quase metade revelaram-se positivos.

Numa altura em que o número de casos dispara e que Portugal sobe a líder mundial de incidência da pandemia, a taxa de positividade está nos 44,4% - 11 vezes acima do limite de risco de 4% definido pela DGS, o que sugere que o número de casos seja bem elevado ao que está a ser registado.

De acordo com dados divulgados pela Direção-Geral de Saúde, o número de testes realizados entre quarta-feira da semana passada e a última terça foi de 355 mil, muito superior ao das últimas semanas, mas, ainda assim, insuficiente face à quantidade de casos confirmados no mesmo período: 157 mil, um aumento de quase 60 mil em sete dias.

A média de infeções aumentou de 14.400 para 22.805 casos diários em Portugal e o Norte regista um índice de transmissibilidade (Rt) do coranavírus de 1,30, o mais alto de todas as regiões, indica hoje o INSA.

Segundo o relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a evolução da covid-19 no país, o Rt - que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – atingiu os 1,23 a nível nacional e 1,24 em Portugal continental no período entre 9 e 13 de maio.

60 mil casos diários até ao final do mês

Os casos diários de Covid-19 vão continuar a subir em Portugal e podem atingir os 60 mil no final do mês, indica a ministra da Saúde.

“Nós temos estimativas do Instituto Ricardo Jorge que apontam para cerca de 60 mil casos no final do mês de maio. Sabemos que ainda estamos a subir em número de casos. A questão é saber o que é que essa subida significa. Significa mais doença, mais pressão para os hospitais,

Em resposta à pressão nas urgências com o aumento de casos Covid-19, a ministra da Saúde garante que o Governo está atento. Marta Temido reafirma ainda que a Linha Saúde 24 vai ser reforçada.

A Ministra Marta Temido, à margem do 5.º aniversário da Associação de Distribuidores Farmacêuticos.

Questionada sobre se os testes à Covid-19 podem voltar a ser comparticipados já amanhã, em reunião de Conselho de Ministros, a governante explica que a decisão é do Ministério da Saúde, em consulta aos peritos com quem vai reunir hoje. No entanto, adianta que neste momento esta medida não faz sentido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+