Tempo
|
A+ / A-

Quase 34 mil. Portugal com mais casos diários de Covid-19 do que nos picos de 2020 e 2021

17 mai, 2022 - 15:15 • Diogo Camilo

Os quase 34 mil casos confirmados esta segunda-feira apenas são ultrapassados pelo pico da vaga que aconteceu entre janeiro e fevereiro deste ano. Portugal tem três vezes mais casos por 100 mil habitantes que o segundo país europeu com maior incidência, a Alemanha.

A+ / A-

Portugal registou na segunda-feira 33.939 novos casos de Covid-19, um novo máximo em mais de três meses. Nas últimas 24 horas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) contabilizou 29 óbitos, subindo o total de mortes para 22.694.

Este número de casos diários é superior ao de qualquer dia de 2020 ou 2021 e é apenas ultrapassado pelo pico da quinta vaga, entre janeiro e fevereiro deste ano.

Para encontrar um maior número de casos é preciso recuar até 8 de fevereiro deste ano. Na última semana, o país confirmou mais de 157 mil novos casos de Covid-19, para uma incidência semanal de 1.529 casos por 100 mil habitantes em sete dias - a mais alta em todo o mundo.

No top-3 de países com mais novos casos por população estão Austrália e Nova Zelândia, com Portugal a registar três vezes mais casos por 100 mil habitantes que o segundo país europeu com maior incidência, a Alemanha.

Nos últimos sete dias foram registadas 191 mortes por covid-19 em Portugal, com domingo a ter registado o máximo de mortes desde o início de março: 35 num dia.

Portugal tem, atualmente, o terceiro maior número de vítimas mortais da pandemia por milhão de habitantes no mundo, apenas atrás da Finlândia e Nova Zelândia.

A 9 de maio, data da última atualização da DGS, estavam internadas 1.207 pessoas com Covid-19 nos hospitais portuguesas, das quais 59 em unidades de cuidados intensivos. Desde então, o número de casos quase duplicou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    17 mai, 2022 Lisboa 14:45
    É uma irresponsabilidade das autoridades de Saúde este deixar andar. Retirar a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços fechados foi uma leviandade. E esperar pelo sentido de responsabilidade das pessoas, como disse a ministra, é outra. Não sei se alguém pensa que pode contaminar outra pessoa com resultado fatal. Devem ouvir os médicos (Tato Rodrigues e Miguel Castanho) que já se pronunciaram sobre esta atitude muito irresponsável das autoridades.

Destaques V+