Tempo
|
A+ / A-

Casos por resolver batem recorde: Processos de corrupção disparam 42%

17 mai, 2022 - 08:15 • Olímpia Mairos

Só em 2020, deram entrada na Polícia Judiciária 705 novos processos de suspeitas de corrupção.

A+ / A-

São cada vez mais os casos de corrupção por resolver na Polícia Judiciária (PJ).

O Diário de Notícias escreve esta terça-feira que, em 2021 a PJ recebeu um total de 705 novos inquéritos para investigar suspeitas de corrupção, representando um aumento de 42% em relação ao ano anterior.

O jornal cita as estatísticas da Direção-Geral de Políticas de Justiça (DGPJ), assinalando que no último ano foi registado “um recorde de 909 inquéritos pendentes de casos de corrupção, um número que cresceu 15% face a 2020 e 48% comparativamente a 2017”.

Nos últimos cinco anos, o número de processos pendentes agravou-se em 48%. Os valores incluem a corrupção ativa e a corrupção passiva.

Embora as explicações para este aumento só possam ser aferidas pelo Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) relativo ao ano de 2021, que deverá ocorrer no final do mês, o aumento do número de inquéritos por concluir, é explicado por algumas fontes judiciais com a falta de recursos, quer tecnológicos, quer investigadores e peritos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+