Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Esta noite há eclipse total da lua

15 mai, 2022 - 21:55 • Redação

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o fenómeno começa às 2h31, com a Lua a entrar na sombra da Terra, adquirindo tons mais avermelhados e acastanhados.

A+ / A-

Por volta das 4h30 da madrugada de segunda-feira, 16 de maio, irá ocorrer um eclipse total da Lua. E, se as condições meteorológicas assim permitirem, poderá ser observado a olho nu em Portugal.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o fenómeno começa às 2h31, com a Lua a entrar na sombra da Terra, adquirindo tons mais avermelhados e acastanhados.

O eclipse em si ocorrerá duas horas depois, quando a lua ficar totalmente na sombra da Terra – mas ainda assim o astro ficará visível.

Porquê? Durante um eclipse lunar, os raios solares que incidem na lua após atravessarem a atmosfera terrestre são dispersados e perdem uma grande quantidade de luz azul e verde. A lua, assim, não é iluminada com luz branca mas sim com luz mais avermelhada.

E há, por isso, quem chame a este acontecimento de lua vermelha.

O próximo eclipse total da lua ocorrerá no dia 8 de novembro de 2022.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+