Tempo
|
A+ / A-

Todos os meios mobilizados para que festa do FC Porto valorize o desporto, diz MAI

14 mai, 2022 - 14:40

O ministro foi questionado pelos jornalistas sobre a segurança na sequência de incidentes no Bairro do Cerco, no Porto, à margem da apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) deste ano, em Castanheira de Pêra.

A+ / A-

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, disse, este sábado, em Castanheira de Pêra, que todo o dispositivo de segurança está pronto para os festejos desta noite do título nacional de futebol do FC Porto, de modo que a festa valorize o desporto.

“Todos os meios das forças de segurança estão a ser preparados já há vários dias, em articulação com a Câmara Municipal do Porto, com o Comando Metropolitano do Porto. Quer na sua dimensão preventiva, quer na sua dimensão operativa, todos os meios, naturalmente, estão mobilizados para contribuir - isso é o mais importante - para que os festejos se realizem, tendo em vista valorizar aquela que é e deve ser uma festa do desporto e dos valores do desporto”, afirmou José Luís Carneiro.

O ministro foi questionado pelos jornalistas sobre a segurança na sequência de incidentes no Bairro do Cerco, no Porto, à margem da apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) deste ano, em Castanheira de Pêra, no distrito de Leiria.

“Faço um apelo a todas as cidadãs e a todos os cidadãos, a todos os adeptos, que procurem comemorar festivamente esta vitória, porque estaremos, com isso, a contribuir para passar uma mensagem valorativa da importância do desporto enquanto elemento fundamental das nossas sociedades”, declarou.

José Luís Carneiro felicitou ainda “os campeões nacionais pela sua grande vitória” na presente edição da I Liga, que termina este fim de semana.

“Uma vitória e ser campeão nacional é sempre o resultado de muito esforço, de muito sacrifício, de muito trabalho, de muita privação”, afirmou, desejando que a “festa comemorativa dessa vitória, que terá lugar hoje à noite, seja mesmo uma festa que honre o esforço e a glória daqueles que venceram este campeonato nacional”.

O FC Porto, líder e já campeão, com 88 pontos, recebe hoje, às 18h00, o Estoril Praia, oitavo classificado, com 39, num encontro que será arbitrado por António Nobre, da Associação de Futebol de Leiria.

Na quarta-feira à tarde, as autoridades receberam um alerta de tiroteio no Bairro do Cerco, no Porto, do qual resultou um ferido.

Fonte dos Bombeiros de Valbom descreveu à Lusa que no local estava “um forte dispositivo policial, que cercava toda a zona”.

Já à noite, fonte do Hospital de São João confirmou que deu entrada neste centro hospitalar um homem de 31 anos com escoriações numa mão provocadas por uma bala.

Na sexta-feira, a PSP do Porto confirmou à Lusa que tem recebido alertas e pedidos do Bairro do Cerco do Porto, local que tem patrulhado “praticamente em permanência”.

Vários órgãos de comunicação social associam estas situações ao caso do jovem de 26 anos que foi esfaqueado mortalmente durante festejos do título de campeão nacional do FC Porto, junto ao estádio do Dragão, onde se juntaram dezenas de milhar de adeptos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+