Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal congela imóvel de Abramovich avaliado em 10 milhões de euros

14 mai, 2022 - 16:56 • Redação

Oligarca russo quis vender propriedade na Quinta do Lago, no Algarve, menos de duas semanas antes do início da invasão da Ucrânia. Caixa Geral de Depósitos sinalizou a operação e alertou a Polícia Judiciária.

A+ / A-

Duas semanas antes do início da invasão russa à Ucrânia, Roman Abramovich tentou vender uma propriedade avaliada em 10 milhões de euros na Quinta do Lago, no Algarve. A venda gerou um alerta da Caixa Geral de Depósitos (CGD) à Polícia Judiciária, com o registo do imóvel do oligarca russo com nacionalidade portuguesa a acabar congelado pelo Ministérios dos Negócios Estrangeiros a 25 de março.

Segundo o jornal “Público”, Abramovich tentou vender o imóvel em meados de fevereiro, nove dias antes do início da guerra, a um cidadão irlandês que pediu à CGD um empréstimo de cinco milhões de euros para adquirir a propriedade.

O banco emitiu então um alerta à Unidade de Informação Financeira (UIF) da Polícia Judiciária (PJ), depois de saber que a entidade vendedora da casa era a Millhouse Views LLC, uma empresa detida pela Millhouse LLC, uma holding de investimentos detida por Roman Abramovich.

O irlandês informou então a Caixa de que era detentor de 50% da sociedade vendedora e que os restantes 50% pertenceriam à sua ex-mulher, de forma a pagar a metade que lhe pertencia, mas as ligações de Abramovich à Millhouse Views LLC levaram a Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária a acreditar que o negócio servia para o oligarca alienar o imóvel algarvio.

O imóvel foi, então, congelado a 25 de março, a pedido do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+