Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Portugal é o líder mundial de novos casos

13 mai, 2022 - 15:19 • Diogo Camilo

Foram confirmados mais de 26 mil novos casos esta quinta-feira e mais de 130 mil nos últimos sete dias. Média de novos casos mais do que duplicou desde o fim da máscara obrigatória em espaços fechados e é a mais alta do mundo, relativa à população.

A+ / A-

Os casos de Covid-19 mais do que duplicaram desde que o Governo aprovou o fim da obrigatoriedade de máscara em espaços fechados, a 22 de abril, e Portugal é agora o líder mundial de incidência na última semana, entre países com mais de um milhão de habitantes.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgou esta sexta-feira que foram confirmados mais de 26 mil novos casos no dia anterior, um novo máximo desde fevereiro, tendo sido registadas 29 vítimas mortais da pandemia, o número mais alto de mortes desde 29 de março deste ano.

Nos últimos sete dias, Portugal confirmou mais de 130 mil novos casos, para uma incidência de 1.272 casos por 100 mil habitantes, ultrapassando o país que era até agora o líder mundial: a Austrália, que regista uma incidência semanal de 1.261 casos por 100 mil habitantes.

A 22 de abril, quando a medida de máscaras obrigatórias caiu, a incidência era de 632 casos por 100 mil habitantes - mais de metade da registada esta quinta-feira.

Este é o quarto dia consecutivo em que o país regista mais de 20 mil casos diários, algo que aconteceu pela última vez entre 7 e 10 de fevereiro, e o quarto dia consecutivo em que Portugal regista mais de 20 mortes.

A mortalidade está agora nos 16 óbitos por milhão de habitantes nos últimos sete dias, o valor mais alto desde 26 de março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+