Tempo
|
A+ / A-

GNR regista 287 crimes por condução com taxa de álcool elevada

12 mai, 2022 - 09:30 • Lusa

No decorrer da operação "RoadPol - Alcohol and Drugs" foi registado um total de 10.672 autos de contraordenação nas estradas portuguesas, destacando-se 2.744 por excesso de velocidade.

A+ / A-

A Guarda Nacional Republicana registou 287 crimes por condução em estado de embriaguez, com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l no âmbito da operação "RoadPol - Alcohol and Drugs".

A GNR adianta que a operação de fiscalização intensiva à condução sob o efeito do álcool e substâncias psicotrópicas decorreu de 4 a 10 de maio para promover comportamentos seguros.

A GNR instaurou igualmente 578 autos de contraordenação por condução sob influência de álcool, com uma taxa de álcool no sangue inferior a 1,2 g/l.

Naquele período, foram fiscalizados 35.249 condutores, tendo registado também 124 por condução sem habilitação legal.

Relativamente às substâncias psicotrópicas, a GNR adianta que foram testados 111 condutores e que foram detetados dois casos positivos, os quais se encontram a aguardar confirmação laboratorial.

No decorrer desta operação foi registado um total de 10.672 autos de contraordenação nas estradas portuguesas, destacando-se 2.744 por excesso de velocidade, 770 por falta de inspeção periódica obrigatória, 477 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção por crianças e 341 por uso indevido do telemóvel.

A Roadpol é uma organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e a aplicação da lei nas estradas.

A GNR tornou-se membro da RoadPol no final de 2021 passando a integrar no seu planeamento operacional, as operações planeadas pela referida organização.

Na estratégia de 2020-2022, a organização estabeleceu quatro áreas de atuação no âmbito da segurança rodoviária: as estradas, os veículos, os utilizadores e a velocidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+