Tempo
|
A+ / A-

Sindicato dos inspetores alerta para a falta de meios na Inspeção-Geral da Educação

11 mai, 2022 - 09:00 • Lusa

É urgente impedir a saída dos inspetores, sublinhando que a situação coloca em causa a sobrevivência da própria Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).

A+ / A-

O Sindicato dos Inspetores da Educação e do Ensino (SIEE) diz que é urgente impedir a saída de 20 novos inspetores admitidos em período experimental em 2021, alertando para a falta de meios na Inspeção-Geral da Educação e Ciência.

Em comunicado, o SIEE refere que em 2021 foram admitidos 20 novos inspetores por um período experimental, todos docentes dos quadros com, pelo menos, 17 anos de serviço efetivo e detentores de vínculo de emprego público por tempo indeterminado.

De acordo com o sindicato, estes inspetores auferem, na carreira de docente, remunerações correspondentes à sua antiguidade.

"Tragicamente, a esmagadora maioria regressará à carreira docente, antes da aceitação da nomeação definitiva, se nada mudar nas condições em que trabalham, nomeadamente a perda salarial mensal média de Euro463,29, agravada pelo sistema de avaliação e progressão na carreira inspetiva, mais desfavorável do que na carreira de origem", refere o sindicato.

Na opinião do SIEE, é urgente impedir a saída dos inspetores, sublinhando que a situação coloca em causa a sobrevivência da própria Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).

"Não lhes querem pagar, enquanto inspetores, as remunerações que auferem enquanto docentes, embora isso até representasse uma poupança superior a 50.000 euros por ano no orçamento de Estado para a Educação, uma vez que seriam substituídos nas escolas por docentes com muito menos tempo de serviço", explica o SIEE. Para o sindicato, a IGEC está a "ficar vertiginosamente sem meios" para cumprir a sua missão.

"Teria sido em vão todo o esforço desenvolvido pelos inspetores que, enquanto formadores e orientadores, acompanharam estes novos colegas, inspetores que se empenharam em transmitir o conhecimento adquirido na IGEC, com o objetivo de proporcionar uma formação de excelência", é sublinhado na nota.

O SIEE considera que "todo o dinheiro investido na formação [dos inspetores] teria sido desperdiçado, em prejuízo do erário público".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ex-professor
    11 mai, 2022 Felizmente 16:39
    Para que é que querem uma "inspeção Geral da Educação" se os diretores das Escolas são nomeados pelo Ministério e o que convém é que não haja contestação nem "ondas"? A dita "inspeção" não inspeciona nada, pois o que convém é não haver contestação aos Diretores façam estes o que fizerem.

Destaques V+