Tempo
|
A+ / A-

SNS

Enfermeiros especialistas com dificuldade no acesso à carreira

10 mai, 2022 - 11:25 • Isabel Pacheco

Eva Salgado é uma das muitas profissionais que aguarda pelo reconhecimento da tutela como enfermeira especialista. Após mais de 10 anos, o Ministério da Saúde abriu concurso para perto de 1.400 vagas para profissionais de enfermagem com especialização.

A+ / A-

Eva Salgado é enfermeira há mais 20 anos. Há três que tem o título de especialista em enfermagem comunitária, mas continua sem acesso à carreira.

“Há muitos anos que não abrem concursos para enfermeiro especialista e penso que isso é o que mais desmotiva os futuros enfermeiros a fazerem formação na área da especialidade”, conta a bracarense que, ainda assim, garante “não estar arrependida” de ter optado pela especialização.

A enfermeira diz aguardar, agora, pelo reconhecimento da tutela para colocar em prática a sua formação.

“O que eu não pretendo fazer é exercer a minha área da especialidade sem estar reconhecida e sem ser remunerada”, garante a enfermeira que acredita que esta é uma “forma de pressão” para que o Governo “entenda que isto não é uma despesa, mas uma mais-valia na prevenção da saúde dos portugueses”.

Na mesma situação estão vários colegas de profissão que, apesar da formação, continuam sem acesso à carreira e à respetiva remuneração. “É notório de forma transversal quer nos cuidados primários quer nos cuidados hospitalares”, nota a profissional de enfermagem.

Após vários anos, o Ministério da Saúde abriu, em abril, concursos para perto de 1.400 lugares na categoria de enfermeiro especialista. Um número de vagas que o Sindicato dos Enfermeiros diz ser insuficiente para o universo de profissionais com especialização.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+