Tempo
|
A+ / A-

​Nove distritos em alerta amarelo devido a subida do risco de incêndio

09 mai, 2022 - 18:50 • Ricardo Vieira

Temperaturas máximas podem chegar aos 35 graus. Risco de incêndio aumenta nos próximo dias devido à continuação do tempo quente e seco.

A+ / A-

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisa que o risco de incêndio vai aumentar nos próximos dias devido ao tempo quente e seco e temperaturas máximas acima do normal para a época do ano.

A ANEPC adianta, em comunicado, que “determinou a passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE), nível amarelo, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), entre as 00h00 horas do dia 10 e as 23h59 do dia 14 de maio, nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu”.

As temperaturas máximas vão variar entre os 25º e os 35º graus, pontualmente mais elevadas a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, segundo as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A ANEPC define "índices de risco de incêndio elevados a muito elevados, em especial no interior Norte, Centro e na região Sul (Baixo Alentejo e Algarve), a agravar progressivamente nos próximos dias".

A Proteção Civil pede à população que adeque os seus comportamentos recorda as regras para a situação de aumento do risco de incêndio:

  • É proibido fazer queimada extensiva sem autorização. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
  • Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;
  • Nos dias de risco de incêndio Máximo é proibido usar motorroçadoras (excepto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+