Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Marcelo diz que envio de blindados será "apoio empenhado"

07 mai, 2022 - 14:40 • Lusa

Segundo uma notícia avançada neste sábado, Portugal vai mandar 15 carros blindados M113A para a Ucrânia.

A+ / A-

O Presidente da República afirmou neste sábado que, se se confirmar que Portugal vai enviar blindados para a Ucrânia, é um "caso de apoio empenhado" do país, tal como já havia sido manifestado pelo primeiro-ministro, António Costa.

"A confirmar-se essa notícia, é um caso de apoio empenhado de Portugal em termos de meios militares à Ucrânia", disse Marcelo Rebelo de Sousa na Maia, à margem da cerimónia de entrega do prémio literário de 2022, promovido anualmente pelos Lions.

O jornal "Nascer do Sol" avança neste sábado que Portugal vai mandar já 15 carros blindados M113A para a Ucrânia.

Questionado sobre se confirmava esta informação, o chefe de Estado referiu que não lhe cabe a si confirmar, lembrando que o primeiro-ministro e o Governo já tinham dito que Portugal faria tudo o que estivesse ao seu alcance e pudesse fazer ao nível do apoio militar.

Portugal não pode dar armas que não tem ou que considera que são fundamentais para a sua própria defesa imediata, mas pode, como o tem feito, apoiar economicamente, financeiramente, militarmente e humanitariamente a Ucrânia.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    07 mai, 2022 Lisboa 19:43
    Estes 15 carros blindados de transporte de pessoal - não são tanques - foram comprados em 2.ª mão já quase obsoletos e só nós, pusemos-lhe 30 anos de serviço em cima. "Isto" ainda andar, é obra. Acho que vamos enviar 15 pesadelos de manutenção para a Ucrânia, mas enfim... É o que temos.

Destaques V+