Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Embaixadora ucraniana preocupada com acolhimento feito por russos, mas confiante

07 mai, 2022 - 11:56 • Cristina Nascimento

Inna Ohnivets esteve na RTP, onde terminaram as gravações da aulas de Português para a comunidade ucraniana recentemente chegada a Portugal.

A+ / A-

A embaixadora da Ucrânia em Lisboa admite estar preocupada com a situação de acolhimento de refugiados ucranianos por cidadãos russos em Portugal, ocorrida em Setúbal. Inna Ohnivets manifesta-se, no entanto, “confiante” na atuação do Governo português.

"Estamos a monitorizar a situação e estamos à espera dos resultados da investigação", disse a representante diplomática, em declarações aos jornalistas, neste sábado, na RTP, onde terminaram as gravações do #EstudoEmCasa com a Ucrânia.

Perante a insistência dos repórteres, Inna Ohnivets admitiu "preocupação sobre esta situação”, mas disse ainda estar “convencida de que o Governo português resolva".

Inna Ohnivets fez esta visita às instalações da RTP acompanhada pelo ministro da Educação, João Costa. Ambos assistiram aos minutos finais do último de 14 programas de Português como língua não materna, especialmente produzidos para a comunidade ucraniana.

Nestes 14 programas, duas professoras – uma de língua ucraniana e outra de português – interagem de forma a ensinar vocabulário básico de Português, bem como alguns aspetos da cultura portuguesa em articulação com a ucraniana.

Segundo o ministro da Educação, há cerca de 4.100 alunos ucranianos integrados nas escolas portuguesas, “muito concentrados do pré-escolar e primeiro ciclo” e mais concentrados “nalguns concelhos onde já existiam comunidades ucranianas”.

Os programas do #EstudoEmCasa com a Ucrânia vão ficar disponíveis na plataforma RTP Ensina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+