Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Secretas monitorizam há anos cidadão russo que recebeu refugiados ucranianos em Setúbal

06 mai, 2022 - 09:28 • Lusa

Igor Khashin é dirigente da Associação de Emigrantes de Leste (Edintsvo). Testemunhos dizem que perguntava dados pessoais e terá chegado a fotocopiar documentos.

A+ / A-

O líder da comunidade russa em Setúbal, Igor Khashin, que participou no acolhimento de refugiados ucranianos com a mulher, já é monitorizado pelo Serviço de Informações e Segurança (SIS) há alguns anos, avança o jornal Expresso.

Citando fontes próximas do Governo e da Assembleia da República, o jornal escreve que "Igor Khashin era mais do que conhecido pelos serviços de informações" e "estava identificado e sob observação dos serviços, que não fazem investigação criminal, mas enviam relatórios".

Outra fonte explica que outras situações semelhantes "são acompanhados com mais atenção desde 2014, depois da anexação da Crimeia pela Rússia".

"É no SIS que funciona o departamento de contraespionagem, com a missão de conhecer as movimentações de serviços estrangeiros em território nacional, onde durante anos as equipas da chamada 'Casa da Rússia' se foram especializando em acompanhar as movimentações de russos em Portugal", escreve o jornal.

O semanário adianta que "não existe, porém, qualquer investigação de foro criminal na Polícia Judiciária e no Ministério Público relativa às atividades deste russo".

"Se o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), que o Governo delegou para investigar o caso, averiguar a existência de algum tipo de crime neste processo agiremos em conformidade e será então aberto um inquérito", escreve o jornal, citando uma fonte judicial.

Igor Khashin, dirigente da Associação de Emigrantes de Leste (Edintsvo), que agora é liderada pela sua mulher Yulia Khashina - funcionária da Câmara de Setúbal desde dezembro -, participava na receção dos refugiados ucranianos naquela cidade.

Depois de ter noticiado o caso há uma semana, o Expresso volta a reproduzir declarações de alguns refugiados acolhidos em Setúbal que confirmam a presença no local de Igor Khashin, "com computador pessoal e a perguntar dados das pessoas", acrescentando que chegou a fotocopiar documentos.

O Governo ordenou, entretanto, uma investigação ao município de Setúbal pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e uma sindicância a realizar pela Inspeção-Geral de Finanças, face às denúncias de alegadas irregularidades no acolhimento de refugiados ucranianos.

Esta semana, a Câmara de Setúbal anunciou que tinha sido oficialmente informada do início das diligências para apurar eventuais falhas na receção de refugiados ucranianos, tendo o presidente da autarquia apelado, na sessão pública, a que se evite falar do assunto publicamente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    06 mai, 2022 Lisboa 10:51
    Se calhar monitorizam tanto, como a Marinha monitoriza as águas portuguesas, que é preciso que alguém telefone para as capitanias a alertar de desembarque de migrantes/contrabando/manchas de petróleo de um petroleiro que lavou os tanques ao largo, para se dar por alguma coisa que a Marinha está a ver a banda a passar...
  • Maria
    06 mai, 2022 Palmela 09:38
    Afinal o que aconteceu em setubal? Nao costumo ver televisao !

Destaques V+