Tempo
|
A+ / A-

Ucranianos recebidos em Setúbal por russos pró-Putin? PSD e IL querem esclarecimentos

29 abr, 2022 - 12:36 • Manuela Pires, com redação

“A ser verdade esta notícia, o PSD repudia absolutamente e considera inaceitável esta atitude por parte das autoridades locais", afirma o deputado Ricardo Batista Leite.

A+ / A-

O PSD e a Iniciativa Liberal querem esclarecimentos sobre a notícia de que refugiados ucranianos estão a ser recebidos no município por russos pró-Putin, avançada esta sexta-feira pelo jornal "Expresso".

O PSD quer ouvir na Assembleia da República o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, e a embaixadora da Ucrânia.

O deputado social-democrata Ricardo Batista Leite diz que esta é uma situação inaceitável e que merece também esclarecimentos por parte do primeiro-ministro António Costa.

“A ser verdade esta notícia, o PSD repudia absolutamente e considera inaceitável esta atitude por parte das autoridades locais, neste caso a Câmara de Setúbal, e de todas as entidades envolvidas”, disse aos jornalistas o vice-presidente da bancada parlamentar.

A indignação de Ricardo Batista Leite é partilhada pela Iniciativa Liberal, que também vai chamar ao Parlamento o autarca de Setúbal e o presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal.

A deputada Joana Cordeiro, da Iniciativa Liberal, diz que há outros casos semelhantes ao de Setúbal.

Segundo o jornal Expresso, pelo menos 160 refugiados ucranianos terão sido recebidos pelo antigo presidente da Casa da Rússia e pela mulher, funcionária do município de Setúbal.

Os dois terão questionado os refugiados sobre os familiares que ficaram na Ucrânia, mas a Câmara Municipal de Setúbal garante que “nunca foi feita tal pergunta.

Em março,a Renascença avançou que associações pró-Rússia estavam na lista do Alto Comissariado das Migrações para acolher refugiados ucranianos.

A denúncia foi avançada pela embaixadora da Ucrânia em Portugal. Inna Ohnivets disse que a situação pode ser perigosa, nomeadamente, para os maridos que ficaram na Ucrânia.

O Alto Comissariado para as Migrações respondeu que não faz avaliações políticas, apenas técnicas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+