Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve. Lisboa sem Metro até às 9h30 desta sexta-feira

29 abr, 2022 - 05:33 • Redação com Lusa

A circulação das composições só será retomada às 9h30. Trabalhadores reivindicam melhores condições laborais.

A+ / A-

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa cumprem hoje uma nova greve parcial, entre as 06h30 e as 09h00, devido à falta de condições de trabalho na área operacional, prevendo-se que a circulação seja retomada a partir das 09h30.

Segundo Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), a paralisação assenta nos mesmos motivos das duas greves parciais realizadas em março e nos passados dias 14 e 22 de abril.

"Os [motivos] são os mesmos, inalterados. Tem a ver com uma situação específica numa área da empresa que representa os trabalhadores maquinistas e os trabalhadores chefia do posto de comando central", relembrou Anabela Carvalheira.

De acordo com a sindicalista, a nova greve prende-se com "a situação desregrada quer de horários, quer de falta de trabalhadores e más condições de trabalho e, sobretudo, a grande prepotência por parte da direção que leva a que os trabalhadores estejam a atingir o limite de cansaço".

Na página da internet do Metropolitano de Lisboa (ML), a empresa informa que "por motivo de greve convocada pelas organizações sindicais representativas dos trabalhadores do ML para o dia 29 de abril, a empresa prevê a paralisação do serviço de transporte das 06h30 às 09h00 e retoma da circulação de comboios a partir das 09h30".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+