Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Assédio no ensino superior. Novos professores alvo de inquérito em Lisboa e no Porto

29 abr, 2022 - 09:44 • Celso Paiva Sol

No caso do Porto, a aluna fala em assédio e coação sexual e alguns meses de chantagem e abusos. Advogado do docente fala em cabala.

A+ / A-

Há novos desenvolvimentos nos casos de assédio dentro das faculdades portuguesas.

Na Faculdade de Direito de Lisboa, o professor assistente que propôs mecanismos para que se investigassem as denúncias está agora a ser alvo de um processo disciplinar.

O processo não se deve a qualquer suspeita de assédio, mas por ter revelado pressões de outros professores sobre a Associação de Estudantes, para que “determinados assuntos” não fossem discutidos em público.

Ao que conta a edição desta sexta-feira do “Diário de Notícias”, Miguel Lemos – o assistente que esteve na origem da criação da comissão paritária que, em apenas 11 dias, recebeu 50 denúncias – foi esta semana notificado de que é alvo de um processo disciplinar pelo reitor da Universidade de Lisboa.

O processo investiga ofensas à honra e dignidade de um dos professores daquela Faculdade.

No Porto, na Faculdade de Letras, o “Jornal de Notícias” revela nesta sexta-feira o caso de uma aluna que acusa um professor de chantagem e violação.

A aluna em causa apresentou uma queixa-crime na PSP e denunciou os factos à Faculdade. Fala em assédio e coação sexual dentro das instalações universitárias, a que se seguiram alguns meses de chantagem e abusos.

Ao JN, o advogado deste professor diz que tudo não passa de uma cabala, sem qualquer correspondência com a realidade, que será devidamente provada quando o docente for ouvido pelas autoridades.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+