Tempo
|
A+ / A-

ataque informático

Hospital Garcia de Orta assegura que foi mantida "praticamente toda a atividade clínica"

26 abr, 2022 - 21:00 • Lusa

Devido às dificuldades impostas pelo ataque informático, o hospital de Almada apela aos utentes para que se desloquem apenas se for estritamente necessário, para não sobrecarregar o Serviço de Urgência.

A+ / A-

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, que foi alvo de um ataque informático na madrugada desta terça-feira, assegura que foi mantida "praticamente toda a atividade clínica", com exceção das consultas externas.

No entanto, face às dificuldades impostas pelo ataque informático, o HGO apela aos utentes para que se desloquem ao hospital apenas se estritamente necessário, de forma a não sobrecarregar o Serviço de Urgência.

Em comunicado, o HGO adianta ainda que, até à normalidade ser restabelecida, vão manter-se as primeiras consultas, sendo as consultas subsequentes reagendadas "tão brevemente quanto possível".

A unidade hospitalar refere também que todos os serviços ativaram os seus planos de contingência, estando assegurados os registos clínicos em suporte de papel.

Quanto aos doentes que se encontrem a utilizar medicação de cedência exclusivamente hospitalar, o HGO refere que deverão dirigir-se como habitualmente aos Serviços Farmacêuticos, fazendo-se acompanhar dos respetivos receituários em papel/caixas de medicamentos.

O Hospital Garcia de Orta refere igualmente que está em contacto permanente com o Centro Nacional de CiberSegurança (CNCS) e com a Polícia Judiciária, estando a ser realizados todos os esforços no sentido de repor os servidores afetados com a maior brevidade possível.

"Lamentamos o transtorno causado a todos os nossos utentes e apelamos à compreensão para a situação vivida", adianta a unidade hospitalar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+