Tempo
|
A+ / A-

​Operação “Black Ardina”

Detidas 11 pessoas por suspeita de corrupção na distribuição de jornais

21 abr, 2022 - 10:14 • Cristina Nascimento

Estado e empresas terão sido lesados em centenas de milhares de euros anuais.

A+ / A-

A GNR deteve 11 pessoas, dez homens e uma mulher, por suspeitas da prática do crime de corrupção, num esquema de distribuição de jornais e revistas.

Segundo o comunicado da GNR, o grupo atuava na região de Sintra e Lisboa e terá lesado o Estado e empresas em centenas de milhares de euros anuais.

Ainda segundo a nota da GNR, "os suspeitos, aproveitando-se das suas funções profissionais, criaram na região de Lisboa um esquema de venda ao público de publicações (jornais e revistas), ilicitamente e em paralelo ao canal regular de distribuição, desrespeitando as regras da concorrência, obtendo proveitos e contrapartidas monetárias indevidas".

Os detidos, com idades entre os 25 e os 66 anos, são funcionários das empresas de distribuição de publicações, motoristas e proprietários ou funcionários de pontos de venda.

A “Operação Black Ardina” começou em 2021, na sequência da denúncia de uma empresa de distribuição, e culminou com a realização de 11 mandados de busca domiciliários, seis em estabelecimentos e 19 em veículos.

Nesta operação foram aprendidas várias armas e munições, 21 telemóveis, 13 viaturas e mais de 40 mil euros em numerário, entre outros materiais.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+