Tempo
|
A+ / A-

Governo mantém atualização salarial de 0,9% na função pública

20 abr, 2022 - 13:05 • Lusa

Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado foi recebido pelo Governo.

A+ / A-

O Governo manteve hoje, na primeira reunião como os sindicatos da administração pública, a atualização salarial de 0,9% decidida pelo anterior executivo, apesar da subida da inflação, disse o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE).

"O novo Governo vem dizer que mantém a atualização de 0,9% e que tem como objetivo conter a inflação, ou seja, é pedido aos trabalhadores públicos e, por arrastamento, aos restantes trabalhadores, que da sua remuneração contenham a inflação", disse a presidente do STE, Helena Rodrigues.

A dirigente sindical falava à saída da primeira reunião negocial com a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e com a secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, em Lisboa, para definirem as matérias prioritárias para a negociação.

Segundo Helena Rodrigues, ao manter a atualização salarial em 0,9% para este ano, os trabalhadores terão uma perda real de 3% de poder de compra, tendo em conta a inflação esperada.

Sobre outras matérias que tinham sido discutidas com o anterior Governo, nomeadamente a valorização das carreiras de assistentes operacionais e de técnicos superiores, a presidente do STE indicou que a ministra referiu um "horizonte de quatro anos e meio" para a negociação.

As rondas negociais com os sindicatos da administração pública acontecem uma semana depois da entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) no parlamento.

O STE foi o primeiro a ser recebido hoje na Presidência do Conselho de Ministros, seguindo-se a Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap) e a Frente Comum.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tenham cuidado, PS
    20 abr, 2022 Não estão tão seguros como julgam 13:16
    Os Pensionistas e os Funcionários Públicos, são responsáveis por cerca de 3 Milhões de votos. Um setor dá Vitória, e outro faz e desfaz, Maiorias Absolutas. Eram franjas significativas do eleitorado PSD, que a governação de Pedro Passos Coelho, com cortes cegos de salários e pensões, fêz o PSD perder e nunca mais recuperar, com as consequências que se conhecem. O Governo-PS tem a sua base de sustentação nos Pensionistas, mas também no Funcionalismo Público. Sem este Eleitorado, não haverá Vitória, quanto mais Maioria Absoluta. O PS que não se agarre aos 4,5 anos - talvez sim, talvez não - para as próximas Legislativas e à falta de memória das pessoas pensando que bastará no último dar bodo aos pobres e os 3,5 anos anteriores serão esquecidos - as pessoas lembram-se muito bem do que o PSD-CDS fizeram há mais de 7 anos atrás e por isso, um "desapareceu" e o outro anda a apanhar bonés.

Destaques V+